Convidados

Mediadora

Professora Gisele Nussbaumer

cardgisele

É professora do Curso de Produção Cultural e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/PÓS-CULTURA e membro do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura/CULT da UFBA. Foi Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia/FUNCEB, instituição responsável pelas políticas públicas para as linguagens artísticas no estado, de janeiro de 2007 a março de 2011.

Mesa 1: “Gestão Cultural na Bahia: Trajetórias e Transformações

Paulo Miguez

card4

Vice-Reitor da Universidade Federal da Bahia para o quadriênio 2014-2018. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia UFBA (1979), mestre em Administração (UFBA, 1995) e doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas (UFBA, 2002). É professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA), do qual foi coordenador entre 2010 e 2012, e pesquisador do CULT – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (UFBA). Foi Assessor Especial do Ministro Gilberto Gil e Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, de 2003 a 2005, e membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, entre 2009 e 2011.

Chicco Assis

ChiccoAssis

Chicco Assis atua no campo da cultura como artista, produtor, gestor e pesquisador. Mestrando em Cultura e Sociedade, do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, seu trabalho na linha de pesquisa Cultura e Identidade percorre os caminhos da memória do Afoxé Badauê. Tem especialização em Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona, Espanha e Instituto Itaú Cultural, São Paulo (2011) e bacharelado em Comunicação Social pela UCSal (2003). Assis possui mais de 10 anos de experiência na área de Gestão Cultural: atuou na coordenação administrativa do Ponto de Cultura da Fundação Pierre Verger (2006 a 2007); assumiu por 7 anos a Coordenação do Cine Teatro Solar Boa Vista (2007 a 2014), onde desenvolve importantes projetos que contribuíram com a revitalização do Espaço – Solar de Virote, Verão no Solar 40°, Julho + Solar, Feira Engenho das Artes Populares; assumiu a Diretoria de Espaços Culturais da SECULT-BA (Abril/2014 a Janeiro/2015), atuando na administração de 17 espaços culturais espalhados pelo estado e na implantação de 2 novos equipamentos culturais no Parque São Bartolomeu; atualmente assume a Subgerência de Espaços Culturais da Fundação Gregório de Mattos, onde administra 02 equipamentos culturais municipais – Espaço Cultural da Barroquinha e Teatro Gregório de Mattos (desde Março/2015).

Fernanda Bezerra

card 5

Fernanda Bezerra é  diretora da Maré Produções Culturais, empresa baiana responsável por produzir, gerir e idealizar, diversas ações criativas no campo da cultura. Em 08 anos de atuação, Fernanda já produziu mais de 80 ações nas mais diferentes linguagens de atuação. Fernanda foi considerada, pelo site IBahia, como uma das produtoras culturais mais atuantes de sua geração. Em 2015, recebeu a indicação do Prêmio Braskem de Teatro pela sua produção do espetáculo SADE. Fernanda já ganhou editais de importantes instituições culturais tais como: Caixa Cultural, Fundação Nacional das Artes(Funarte), Fundação Cultural do Estado da Bahia(Funceb), Bahiagas, Fundo de Cultura da Bahia, Edital OI Futuro, Edital Conexão VIVO e Natura Musical.  No campo da produção de eventos internacionais, destaca-se a coordenação da Produção local do show de Elton John, primeiro evento de grande porte da Itaipava Arena Fonte Nova.

Foi uma das líderes do movimento cultural que retomou as atividades do Clube Fantoches da Euterpe, em Salvador. O espaço, com mais de 130 anos de existência, estava quase que totalmente desativado, quando Fernanda promoveu os ensaios de verão de artistas como: Moraes Moreira, Márcia Castro, Luiz Caldas, Bailinho de Quinta e Margareth Menezes. Nos verões de 2010 a 2014, foram promovidos cerca de 20 eventos para um público estimado de 40 mil pessoas. Participaram como convidados artistas como: Gabriel Pensador, Zélia Duncan, Carlinhos Brown, Lenine, Luiz Melodia, Martinalia, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Chico César, Saulo, Lucas Santtana, Baiana System, dentre outros.

Fernanda é a produtora cultural responsável pelos projetos culturais e artísticos da Red Bull Brasil na Bahia.

Mesa 2: “Gestão Cultural na Bahia: Panoramas e Perspectivas”

Cristina Castro

card2

É gestora cultural, integrante do colegiado de gestão do Teatro Vila Velha, diretora e coreógrafa. É fundadora do Núcleo Viladança, e diretora geral e curadora artística do Festival Internacional Vivadança. Em 2007 criou Vivadança Festival Internacional, consolidando em evento calendarizado na Bahia e Minas Gerais. O festival acontece sempre no mês de abril e maio com espetáculos, oficinas, mesas redondas, intercâmbios, mostras, exibições de vídeos, prêmios e atividades ligadas à dança, destacando ações de produção, comunicação e formação de platéia.

Marília Hughes

card3

 

 

 

 

 

 

 

Mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia; Diretora e roteirista; Idealizadora e curadora do Cineclube Glauber Rocha; Diretora na empresa Coisa de Cinema; Diretora e co-roteirista no premiado longa-metragem “Depois da Chuva”, de 2013; Diretora e roteirista do curta-metragem “Carreto”, de 2010; Diretora e roteirista do curta-metragem “Nego Fugido”, de 2009; Diretora er oteirista do curta-metragem documentário “O Guarani”, de 2008; Diretora e roteirista do curta-metragem documentário “Sala de Milagres”, de 2001

Vadinha Moura

card1

Arte-educadora, atriz, diretora teatral, produtora cultural e gestora de espaços culturais. Em 2008, implantou o Teatro Monet em Lauro de Freitas e em 2007, atuou na implantação do Teatro Cidade do Saber gerindo o espaço até 2013. Hoje, além de diretora do Teatro Módulo desde 1998, é professora de teatro da Hora da Criança e Diretora de Produção da Maria Bonita Produções.